quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vou a nutri

Depois de muitos adiamentos, depois de muitos "deixa pra depois", depois de muitos "quando eu tiver tempo", resolvi criar vergonha na cara e ir a uma nutricionista.
Salvo engano da minha parte (não sou especialista da área), para quem é sedentário, a alimentação é menos complicada, basta não abusar que o sujeito não vai engordar.
Mas...no caso dos atletas (tri-atletas ou até mais se contarmos a musculação!!) a alimentação é complicada. Com a nutricionista quero saber o que comer e quando.
E, acho que é o mais importante, há o eterno problema do atleta que se come de menos, não vai ter força para treinar. Se come demais, vai ficar gordo e vai perder o rendimento. De fato é muito difícil encontrar esse ponto de equilíbrio.
Estou ansioso pela consulta e saber das bobagens que faço na mesa e achar este ponto de equilíbrio.
Falando nisso, vou encerrar por aqui, depois dos meus 4 tiros de 1km a 160/bpm e mais 6 de 400m a 165/bpm não vejo a hora do meu macarrãozinho! :-)

terça-feira, 28 de abril de 2009

RPM, Mix 41

Quem me dera se o dia tivesse 30 horas, acho que ia dividir em partes iguais as 6 horas a mais para estudar, treinar...e dormir!
Assim, tive que deixar de ir às aulas de RPM, até que talvez um dia nosso planeta sofra alguma perturbação na sua rotação e passe a levar 30 horas para girar sobre seu próprio eixo.
Enquanto isso não acontece, me contentarei em ir apenas aos lançamentos do RPM na academia onde faço musculação.
Tenho que aprender a sorrir para a câmera :-)

sábado, 25 de abril de 2009

Pequena má-fase

Pintou uma pequena má-fase nos meus treinos.
No post abaixo eu contei do email que recebi do coordenador da equipe de natação, pedindo para fazer não- lembro-mais-quantos-metros de nado peito em não-sei-quanto-tempo. Eu levei a sério, mas ao mesmo tempo não quis me estressar com um turno de treino inesperado, mesmo sabendo que eu teria que me acordar às 6 da manhã outra vez!
Acontece que no outro dia, o despertador tocou e o corpo não obedeceu para sair da cama.
Assim, só treinei no turno da noite, quando toda a equipe se reúne. Praticamente toda a aula foi de correção, ou seja, uma aula que eu acho uma chatice de morrer! Desse jeito, acho que fiquei muito mais cansado do que era para ficar! 
Acordei mal no dia seguinte (ontem), acho que foi por causa do cansaço, com uma leve sensação de desorientação e um pouco de sinusite... No meio da tarde, cheguei do trabalho, liguei a tv, me deitei na cama e...dormi direto até as seis da tarde! Resultado...treino de 15 km cancelado...
Hoje acordei melhor e corri os 15 km! Acho que espantei a má fase dos treinos. Daqui a pouco vou para o segundo turno do treino, de volta a treinar com a galera da natação. Tomara que não voltemos a fazer correção de novo!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dureza!

Hoje, como sempre quase todos os dias, acordei às 6 da manhã e fui treinar na piscina. Mas eu esperava as maiores emoções à tardinha, quando eu ia fazer os tiros na pista. Ahmm..pra quê se faz tiros na pista mesmo? Para alargar a passada e aumentar a capacidade aeróbica! Sempre tenho que lembrar disso, senão perco a vontade de treinar tiros!
Alertado sobre meus problemas com náuseas durante os tiros,  meu treinador alargou a distância e aumentou a frequencia cardíaca dos tiros. Assim, fiz 8 tiros de 800 metros. Algumas vezes a náusea vinha, mas controlei de uma forma não muito elegante, melhor não dizer como, mas digo que foi fazendo umas coisas barulhentas que nossos pais nos ensinaram a não fazer em público. Bueno, já li no blog do meu treinador que até os Ironmen urinam durante a competição, então...o que sobra para mim para eu controlar a náusea?
Enfim, depois de toda a luta contra a náusea, digo que estou muito feliz em fazer um treino completo de tiro sem ter que interromper!
Ao chegar em casa, mais feliz ainda pelo fato de amanhã não  precisar acordar às 6:00 para nadar, porque o treino da natação será às 20:00, li o seguinte email do coordenador da equipe de natação:

Rodrigo,
"Amanhã à noite tem treino. Não posso ir, pois tenho que viajar para Porto Alegre.
Mas, se puderes, gostaria que tu fizeste um treino AMANHÃ PELA MANHÃ( 5ª feira/Manhã)
Faz 400 metros A1 bem suave. Espera uns 3 ou 4 minutos e depois faz 200 metros peito da seguinte maneira:

1º - Pega o relógio (cronômetro) azul e deixa bem a tua vista;
2º - Larga do 0 (zero);
3º - Procura fazer  a cada 50 metros, entre 55 segundos e 1 minuto. È lógico que como vais nadar peito, cada vez que virares  a cada 50 m poderás olhar o relógio azul e cadenciar a velocidade. Não esquece que se fazes 55 seg. nos primeiros 50 m, nos segundos 50 m., se fizeres de novo 55 seg, o relógio vai marcar 1 minuto e 50 segundos, e assim vai diminuir sempre 5 segundos no marcador do relógio a cada 50 m., entendeu?
4º - Faz os 200 metros, sem parar. Com cadência. Não é a mesma cadência de prova de 50 m.Se não conseguires fazer entre 55 seg e 1 minuto, faz como tu te sentires melhor, mas marca o tempo total no teu cronometro de pulso,  lógico:
5º - E, NÃO PARA!! Se achas que estás numa cadência forte, diminui, mas NÃO PARA!! Atenção, não é A2,  nem A3, é cadência!!!!!È entre A2 e A3. Não força!
6º - Depois de fazer este treino, dá uma folguinha e nada 300 metros com flutuador e solto, bem devagar.  Não faz mais nada. Deixa o resto para o treino da noite."

Affff...então amanhã volto a pular da cama às 6:00, caio na piscina às 7:00,  trabalho às 8:00, estudo no meio da tarde, musculação à tardinha (bem leve!!!!) e às 20:00...treino de novo. É mesmo coisa para quem gosta não acham?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Rumo a Caxias!

Numa crise de bom senso, a Federação Gaúcha decidiu antecipar a 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho Master de Natação para o dia 9 de maio, que vai ser em Caxias do Sul.
Ainda bem, porque originalmente estava marcado para o dia 16 de maio, nada mais do que...o Dia das Mães!
A viagem vai ter que iniciar no dia 8, já que daqui onde moro, dá um total de quase 400 km. Nunca viajei tão longe para participar de uma competição.
Mas não me importo, afinal quem é não gosta da serra gaúcha? No mínimo, vai ser um belo passeio hehehehe

Ps- De fato, a Stephanie consertou a bobagem que escrevi. A prova foi transferida justamente para o fim-de-semana dos dias das mães! Menos mal que a competição é no sábado pela manhã, assim vai dar tempo de chegar domingo em Pelotas.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Náusea de corredor

Sentir náusea no treino da natação, já estou acostumado. Tem dias que nem tenho coragem de fazer a virada, por motivos óbvios.
Acontece que a novidade foi que senti náusea treinando tiros na pista!
Neste primeiro dia de treino no frio (16ºC) estava tudo indo bem, ainda que eu não morra de amores em treinar tiros (eu sei, eu sei que é bom para melhorar a capacidade aeróbica e aumentar o tamanho da passada, sempre tenho repetir isso), tudo ia bem. Fiz 1,6km/bpm 160 + 0,8 km/bpm 170 + 0,8 km/bpm 170, não foi tão simples como rodar na beira da lagoa, mas foi bem, não senti dor nenhuma.
Então a casa caiu. A próxima parte era correr 6 x 0,4km/175 bpm. Como um presságio, as coisas começaram a dar errado quando perdi a planilha. Mas isso era o de menos.
Comecei a correr e uns 200 metros adiante sentia a comida subindo e descendo entre o estômago e a garganta arghhhh. Tive que parar!
Resolvi tentar outra vez, desta vez no asfalto ao lado (na ciclovia, na verdade...). Durante 10 segundos parecia que ia dar certo e aí, deu tudo errado de novo...
Frustrado, desisti e resolvi pelo menos correr 10 minutos solto. Não deu certo de novo.
A esta altura comecei a me perguntar se pelo menos ia conseguir voltar caminhando pra academia, onde tinha deixado as minhas coisas, já que ia ter que caminhar até lá.
Em último caso, ia ter que pegar um táxi! Felizmente não precisou, voltei caminhando para a academia, no frio, suado e enauseado, no percurso de uns 2,5 km.
Um dia ainda vou me acertar com esses tiros, mas não foi dessa vez!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Remi Gaillard é o cara!



Uma colega de trabalho recomendou este vídeo. Dei umas boas gargalhadas. Fiquei preocupado, porque ela disse que ela se lembrou de mim! Favor não imitá-lo :-)

domingo, 12 de abril de 2009

Torneio de Natação da Festa do Mar/Rio Grande

Mais um fim-de-semana, mais uma medalha! :-)

No sábado fui a Rio Grande disputar o Torneio de Natação da Festa da Noiva do Mar, a competição foi na piscina de treinamento do 5º Distrito Naval. Na verdade, como foi dito pelos organizadores, tratava-se de um torneio de confraternização, em que as medalhas foram distribuídas antes da competição. Logo que soube, eu disse para o nosso chefe da delegação, indo em direção à porta de saída, que podia ir embora. O pessoal da organização riu e um deles disse: "que nada! tem que nadar agora companheiro!".
Ah bom...
Mas, como foi dito no discurso de boas-vindas, nossos tempos seriam marcados, o que foi o mais importante. E falando nisso, fiquei muito feliz porque eles baixaram novamente!
Nos 50m/livre fiz 40´02 segundos (tá difícil baixar de 40´,mas eu chego lá!) e nos 50m/peito fiz em 50 s. (idem...).
Gostei muito da organização do torneio, dos discursos de boas-vindas e da educação do pessoal que trabalhou para sair a competição.
Lembro na ocasião de ter subido na raia para os 50m/livres, o narrador do torneio lembrou-se de homenagear os nadadores master que apesar do trabalho e de múltiplas responsabilidades prosseguiram na prática da natação, servindo de exemplo para os mais jovens. Puxa, gostaria de cumprimentá-lo pelo elogio, mas não pude por que estava me preparando para a largada!
Mudando de assunto, meu treinador não deu folga para o feriadão da Páscoa!
Na sexta, corri 16 km e hoje corri mais 75 minutos. Admito que com os dias bonitos e quentes que têm feito na nossa região até que não foi difícil correr hoje. Mandei ver na beira da lagoa!
À tarde eu ia ler umas decisões dos tribunais.
Mas não demorou e durante a corrida logo comecei a repensar o que ia fazer à tarde. Não dá para se iludir com este calor. Não falta muito para o tempo virar (um mês eu acho) e voltar a chover, cair nevoeiro, a temperatura desabar para um dígito e aí, adeus esporte ao ar livre! Pelo menos a maior parte das vezes!  Então fui a piscina e nadei 1000 metros, só pra relaxar!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fiz 16 km hoje!

A semana pós-corridad de rua de 10km no último domingo começou tranquila, fazendo um treino regenerativo de 40 minutos na esteira na segunda-feira. Nunca fiz um treino regenerativo na vida! Mas o que vem do treinador é uma ordem e o fiz sem sentir nada de especial.
Contudo, o treino do meio da semana foi muito mais sofrido! Treinei vários tiros, mas não consegui completar todos. No fundo, eu odeio treinar tiros! Eu sei que ele é fundamental para aumentar a capacidade aeróbica e alargar a passada, mas detesto aquela sensação de tentar respirar todo o ar do mundo e ainda assim sentir que não é o suficiente!
De qualquer jeito, tenho que ser tolerante comigo mesmo, estou recém começando a ter uma prática orientada por um treinador e os resultados não tardaram em aparecer, como por exemplo meu tempo dos 10km do Circuito SESC/Camaquã: 47m e 30 segundos.
Outra prova importante da minha evolução foi no dia de hoje. O treinador aproveitou o feriado e mandou eu correr 16 km!
A única coisa que deveria fazer e não fiz foi avisar o treinador que amanhã vou a um torneio de natação em Rio Grande, que vai ser um dos eventos esportivos da Festa do Mar. Como se trata de um torneio não oficial e vou mais pelo espírito de diversão, não quis avisar o treinador. Só que agora estou me sentindo cansado e acho que não vou conseguir baixar meus tempos amanhã...
Da próxima vez, vou avisar o treinador até se eu participar de torneio de sinuca!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Bastantes medalhas!

Sábado, dia de nadar

Em uma só frase, o fim-de-semana foi cansativo, mas estava legal!

Sábado foi disputada em Pelotas a Primeira Copa de Natação Master, competição que reviveu os bons tempos da natação na nossa cidade. A competição contou com vários clubes e equipes de Pelotas,  Rio Grande e Bagé. A presença das equipes Energia Online, Barra Sol, de Rio Grande e dos clubes Diamantinos, Dunas e, é claro do Clube Brilhante valorizou a competição e esperamos que outros eventos semelhantes aconteçam na região. Desculpem se omiti alguma entidade que participou!
Na competição de natação, ganhei duas medalhas de primeiro lugar e espero que apareça mais gente para competir na minha categoria de idade na próxima competição, porque só era eu competindo comigo mesmo! Mas o importante era baixar o tempo e fiquei feliz, porque diminui 3 segundos nos 50m no nado peito. Acordar às 6 da manhã para nadar está dando resultado!
Como no sábado era níver do treinador da equipe, inesperadamente o pessoal resolveu fazer uma janta numa galeteria da cidade. Que bom, no outro dia eu tinha que acordar às 5 da matina!!! Mas não deixei de ir, na esperança que a ingestão de carbo me ajudasse na corrida do dia seguinte!

Domingo, dia de correr

O jantar foi ótimo, divertido e fui dormir à meia-noite. Pelo menos não tinha bebido alcool, se bebesse não acordaria!
Chegamos em Camaquã às 9:00 e houve nenhum incidente especial nos preparativos. Até fiquei surpreso com a facilidade que coloquei o número na minha camiseta. Não gosto de espetar a camiseta com seguranças e nunca dá certo na primeira tentativa, mas desta vez deu! Na hora colocar o chip me atrapalhei, porque tinha que abri-lo com o velcro e esqueci da fazer isso.
O dia estava abafado, sem sol e muito úmido, estava difícil de respirar!
Posicionei no pelotão de trás e foi dada a largada. Acho que não levei nem 5 minutos para começar a respirar o ar pela boca de tão úmido estava o ar.
No início da prova foi muito difícil. Eu já li sobre gente que treina na grama, asfalto, praia...alguém já competiu em paralelepípedo?? Nunca li nada sobre alguém que treina em  paralelepípedo, que dirá competir!
O início da prova foram 3 kilometros de paralelepípedo Como se vê aí na foto. Justamente na hora que não se está ainda no ritmo ideal da corrida...Assim, durante 3 km, foi um tal de pé dobrando para a esquerda, para a direita...o pé não estabiliza nunca!!
Sinceramente, quase desisti. Já estava pensando no email que ia mandar para o treinador.
Depois dos 3 km (já deu pra perceber que eu não conhecia nada do percurso?) entramos numa avenida asfaltada.  Passada a euforia momentânea pela etapa vencida, comecei a me sentir cansado, mas desta vez não pensei em desistir, decidi apenas baixar o ritmo.
No segundo posto de água, nos 5km,  para minha surpresa, senti que melhorava!
Ao chegar no km 7, vi um velhinho correndo na minha frente que ficava cada vez mais perto. Ele corria com os braços esticados, como se fosse um V invertido. Logo percebi que ele era morador da cidade, pois ele era incentivado por todo mundo que observava a corrida. Ao tentar passar pela primeira vez, ele não deixou, acelerou e eu fiquei pra trás. Segui no meu ritmo e tentei mais uma vez e ele, incentivado pela galera, acelerou de novo! Fiquei pra trás outra vez. Ele gritava umas coisas que eu não entendia nada. Em seguida, passamos pelo último posto de água, e ele, na minha frente, disse pra fiscal, "eu não quero nada, entrega pra esse rapaz que tá aí atrás!" Os fiscais caíram na gargalhada e eu dei umas boas risadas também! Enfim, numa subida para uma ponte, logo no início ele desistiu de brigar por posição e disse pra mim "vai com Deus meu filho!"
O último kilometro foi o sprint mais legal que já dei. De cima de uma ladeira a gente avista o pórtico e eu desci rápido, muito rápido mesmo! Depois da ladeira eu ofegava de um jeito que não me lembro da última vez que fiquei assim e não chegava nunca ao pórtico, mas...cheguei!
O tempo foi 47:30, minha melhor marca dos 10km :-)
Perguntei para os colegas da equipe quem era aquele senhor que resolveu disputar posição comigo e eles disseram que era o Cenourinha, que ficou famoso na cidade por correr comendo cenora. Crua! :-) Se fosse uma banana tudo bem!!! Agora eu lembro do que o pessoal gritava para ele "Vamu Cenourinha!"
Como eu estava com saudade de ganhar medalhas, não tenho do que me queixar, ganhei duas no sábado (50m peito e livre) e outras duas no domingo (participação e terceiro lugar).
Bueno, de volta aos treinos, hoje eu estava na piscina às 7 da manhã e daqui a pouco vou correr 40 minutos de leve na esteira. Beeem de leve!!!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fim-de-semana movimentado!

Graças a Deus estou bem de saúde, me livrei das "ites", sinusite, rinite e tendinite...
Assim, amanhã vou nadar numa competição local de natação, a 1ª Copa Pelotas Master de Natação. Estamos tentando reviver a natação master em Pelotas. Aquela de categoria acima de 20 anos. Trata-se  de uma competição não oficial, que não contará com centenas de atletas, dezenas de árbitros, placar com cronômetros, nada disso! Mas obviamente não será menos divertido! O coordenador da equipe (o sujeito nadando aí na foto) disse que na minha categoria só eu vou concorrer, ou seja, tudo que tenho de fazer é cair na água e ganhar a medalha de ouro :-) Portanto, o que quero mesmo é baixar meu tempo, principalmente no nado peito para obter uma melhor colocação no campeonato gaúcho, cuja próxima etapa será em maio.

E domingo será dia de acordar às 5 da manhã para ir a Camaquã, uma cidade de 60.000 habitantes que fica 100 km de Pelotas, para disputar o Circuito SESC de Minimaratonas de 10 km. Estou muito contente em poder voltar a correr, desde os problemas que tive nos tendões. Hoje, a planilha do treinador mandava fazer um treino leve de 40 minutos. Mesmo assim, ele não deixou de ter fortes emoções: pela primeira vez na vida engoli um inseto enquanto corria! Pelo que vejo na TV engolir insetos não faz mal, aliás dizem que eles têm bastante proteína :-) Mas a sensação na hora é muito ruim, principalmente que engasguei! Sorte que corri com uma garrafa de Gatorade na mão :-)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mistério do monitor cardíaco resolvido

Observei há dois dias atrás que meu monitor cardíaco Oregon tinha picos de frequencia cardíaca totalmente fora da realidade.
Ao comentar, o pessoal deu algumas idéias, dentre elas a posição do monitor.
De fato, acertar a posição do monitor cardíaco é complicado, porque cada pessoa tem suas peculiaridades anatômicas.
Ontem, resolvi colocá-lo um pouco acima do local onde normalmente coloco e ele não deu sequer um pico ou variação considerável durante a corrida. Ele estava sólido feito uma rocha. Ou melhor, variava conforme o esforço físico.
Acho que o problema está resolvido. Para quem tem este problema, recomendo fazer o mesmo.
A única má notícia é que o monitor cardíaco quando mal colocado de uma maneira geral "superfatura" a real frequencia cardíaca.
Assim, ao marcar corretamente os batimentos cardíacos, logo se percebe que tem que correr mais para seguir a frequencia cardíaca prevista na planilha, o que com certeza vai tornar o treino mais sofrido :-)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Twitter não tá rolando...

Twitter é o último fenômeno das redes de interação social da Internet. A Casa Branca, o Gabinete da Presidência de Portugal e eu aderimos ao Twitter.
Não demorou e muitos atletas blogueiros também aderiram. 
Mas infelizmente aqui comigo o Twitter está lento demais há dias. As páginas estão em eterna situação de "aguardando resposta..."
Embora não sinta muita falta do Twitter, já que blogar é mais divertido, até que gostaria de atualizar meu Twitter escrevendo "esperando o Twitter voltar a funcionar...!"