quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A velha questão do alongamento

Quando vou correr, eu vejo pouca gente alongando.
Ou então, quando o fazem, fazem mal. É a velha história da pessoa que tem múltiplas atividades, não tem muito tempo para correr, mas não vai ser por causa disso que não vai deixar de praticar a corrida. Então se a pessoa não quer abrir mão da corrida, porque percorrer aqueles 10 km é um objetivo sagrado, a “economia” do tempo sobra para o alongamento.

Pela minha própria experiência, posso dizer que isso é um erro. Para qualquer pessoa que pretende manter-se saudável em todos os sentidos,e evitar as contusões, o alongamento é fundamental. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas vou contar minha experiência.
Antes eu fazia parte da equipe dos joselitos que se encontra pelos parques afora e não alongava absolutamente nada. Achava que o corpo ia se aquecer por si só e o problema estaria resolvido.
Então comecei a sentir dores na perna.
Contei o problema para um amigo e ele aconselhou a fazer alongamentos. E assim o fiz. Tratava-se de um alongamento breve de cinco minutos. Naquela época resolvia o problema, até certo ponto, pois não corria longas distâncias.
Acontece que posteriormente, como correr se trata de vício fantástico, passei a correr duas vezes por semana, e corria 16 km no domingo.
Passei a sentir dores na planta do pé e no tendão-de-aquiles. Na segunda-feira ia trabalhar mancando e achava tudo normal!
Não me tratei e seguia competindo. As dores na planta do pé cessaram, mas as dores no tendão continuaram, o que me levou a uma tendinite e me obrigou a parar toda a atividade física durante dois meses para tratamento.
A tendinite não cedeu com anti-inflamatórios o que me obrigou a tomar injeção e a fazer fisioterapia.
Enfim, estou curado. Ainda assim, saí no lucro, pois um fisioterapeuta disse que em alguns casos o paciente fica com a impressão de que um tendão-de-aquiles está diferente do outro para sempre!
Eu disse para meu médico que a tendinite foi causada pela corrida e ele foi absolutamente enfático em dizer: “Não! Tua tendinite foi causada pelo alongamento insuficiente antes da corrida. A partir de agora, antes de correr, lembra de mim, alonga 15 minutos antes de correr.
Nesta página há um interessante artigo sobre alongamentos. Não esquecer de fazer por 15 minutos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário