quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A incrível história do Plano de Saúde de uma perna só

Reconheço que a saúde é um problema enorme no Brasil, tal como acontece em qualquer outro lugar no mundo.

Em resumo, no Brasil o povão que não tem dinheiro nem vínculo profissional com algum convênio de saúde, é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mantido pela União, pelos Estados-Membros e pelos Municípios. No meu trabalho, 90% das questões judiciais ajuizadas contra o Município é justamente por questões da saúde, gente que precisa de remédio que não é distribuído pela Prefeitura, exames que não são fornecidos, pessoas que querem receber próteses e mais uma infinidade de problemas do sistema de saúde estatal.
A classe média (eu inclusive) para fugir deste inferno dantesco, paga por um plano de saúde particular, que por sinal é muito caro!

Paulo Santana, veterano jornalista gaúcho que escreve uma coluna diária no jornal de maior circulação no Estado do Rio Grande do Sul, noticiou há dois dias que uma mulher que queria operar de varizes nas pernas foi informada pelo seu plano de saúde particular que o contrato só autorizava operar...uma das pernas!!!
No dia de hoje, o jornalista Paulo Santana recebeu outro email de um casal, vinculado ao mesmo plano particular, cuja mulher necessitava fazer uma ultrassonografia na mandíbula e foi informada que o plano só cobria...um lado da mandíbula!!! O outro lado teria que pagar como se fosse particular. Um lado da mandíbula, seria pago pelo plano; o outro lado da mandíbula, talvez o lado que o paciente suspeitasse que estivesse pior, seria pago com recursos particulares.

Por conta da minha tendinte tive que fazer ultrassonografia e raio-x nos meus tendões. Só que naquela época eu ainda não tinha o plano de saúde. Se tivesse, pelo que foi contado, teria que escolher a perna para fazer os exames, a outra, obviamente, teria que ser paga com recursos particulares.

Na última ultrasonografia eu já era filiado ao plano, mas a atendente da clínica, muito simpática, me informou que eu ainda não tinha cumprido com a carência do plano, que é de seis meses.

Advinhem o que fiz? Fiz particular.

Estou com um pressentimento ruim com meu plano de saúde!

3 comentários:

  1. Realmente, a vida de plano de saúde é dura.
    Eu mudei de empresa há um tempo e vou dizer que o plano de saúde contou muito. Aí nego fala: trocou de empresa por causa do plano?? Não foi isso.
    Mas, tem coisa pior que ser pai chegar em um hospital e o cara falar que não atende o seu plano e o seu filho está doente?

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha um plano também, desisti ao fazer uma cirurgia de miopia, quando descobri que os exames não eram coberto, nem a cirurgia. Apenas a primeira consulta foi paga pelo plano de saúde. Consulta esta que na tabela era R$ 70,00. Moral da história, o restante particular... Tô pensando seriamente em começar a fazer uma poupaça pra quando precisar de algo e ir direto ao particular, pois eles sempre te enganam de alguma forma. Mais uma, ouvi ontem no rádio, que como os planos para as pessoas com mais de 60 anos não podem ser reajustados, eles estão metendo a faca nas parcelas dos novos planos. Fogo né?

    ResponderExcluir
  3. Isto da saúde está mesmo ruim, isso até faz rir sem ter piada nenhuma. Não conheço aqui casos desses mas acredito que se aqui em Portugal descobrem isso a moda vai pegar, e estou falando sério.
    As melhoras e escolha a perna pior para tratar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir