segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novo Hamburgo


Novo Hamburgo
Upload feito originalmente por r0drig0 FL0res
Domingo passado, no dia 28 de março, disputei a 1º Etapa do Campeonato Gaúcho Master de Natação, em Novo Hamburgo.

No final do dia fiquei muito contente em conseguir disputar competição oficial, mas foi dureza conseguir chegar até lá.

Na semana que antecedeu a competição sentia muita dor na garganta. Mas nessas horas é melhor fingir que não se tem nada, porque quase tudo vem da cabeça!

A equipe dormiu num hotel perto do local da competição em Novo Hamburgo e acordei com a cabeça girando.

Mal atinava a arrumar minhas coisas para levar para a competição. Nem consegui tomar café da manhã. Só bebi meio suco de laranja. Pensava em pegar um ônibus e voltar.

Chegando ao local, com a piscina ao ar livre, melhorei um pouco. Mas ainda não sabia se ia conseguir competir.

Embora não fosse disputar nada na parte da manhã, resolvi nadar na hora do aquecimento e senti que pelo menos eu conseguia flutuar e deslizar na água. Não era grande coisa, mas foi um começo.

O próximo passo era me alimentar. Tinha um bar no clube e comi uma torrada com suco de laranja.

Depois das provas de 400 e 800 metros livres, a piscina foi liberada novamente para o aquecimento e entrei outra vez na água e...começou a chover. Não era temporal, não ventava, mas a chuva era moderada e persistente e aí esfriou...

Na hora da disputa dos 50 metros peito feminino, as senhoras da faixa etária dos 65 aos 85 anos tiveram que aguardar ao lado do bloco de largada a organização iniciar a competição. Eu ficava observando-as, não reclamavam, não fizeram nenhum gesto de descontentamento, aguardavam resignadas o início da competição. Que exemplo!

Foi aí que tomei vergonha na cara e decidi também competir e fazer o melhor possível.

Nos 50m peito esqueci de fazer a filipina quando caí na água (o frio bloqueou meu raciocínio) e fiz em 47´40. Logo depois de completar a prova ouvi no alto-falante que os dois nadadores que estavam no meu lado foram desclassificados e aí pensei...será que vai ter medalha? No master eles dão medalhas até o 6º colocado.

E chegou a vez dos 200 medley. É uma prova de resistência. O importante é chegar, não precisava ir rápido porque era só eu e mais dois nadadores da mesma categoria. O nado medley combina os quatro estilos, pela ordem: borboleta, costas, peito e livre. Tenho que melhorar a transição borboleta e costas, e neste último estilo, bati na raia, mas não me importo, isto também acontece com atletas de elite. Meu tempo foi 4 minutos e 18 segundos, o que mostra o quanto eu estava mal de condições físicas, porque nos treinos eu fazia em 4 minutos!

Ao final, quando fui pegar a medalha do medley, vi que fui o segundo, pois um dos nadadores não foi, e a desclassificação de dois adversários no nado peito me deu o 6º lugar.

Resumo: duas provas e duas medalhas. Ótimo início de temporada!

terça-feira, 23 de março de 2010

MP3 à prova d´água

Cedo ou tarde ia acontecer. E aconteceu!
Hoje fui treinar e encontrei uma amiga muito boa de braçada e pernada que foi vencedora da sua categoria no Circuito Catarinense de Travessias.
Uns dos prêmios que ela ganhou foi um aparelho de mp3 à prova d´água.
Nadei com ele 50 metros e gostei muito.
Ao contrário do que eu imaginava, o barulho da água não atrapalha a música.
Não vai durar muito e aqueles 600 ou 800 metros monótonos do aquecimento estarão com os dias contados! Só não gostei do preço, o modelo que ela usava, da Mormaii, custa entre R$ 399,00 a 499,00.
Pesquisei e achei o Speedo Aqua Beat, que só é vendido nos Estados Unidos. O preço é US$ 99,00, embora no Brasil  ficaria mais caro por causa dos impostos. Entrei em contato com a Speedo do Brasil e eles disseram que não tem data para lançamento no nosso país.
Quem sabe eu consigo alguma coisa quando eu for a um freeshop no Uruguai?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Driblando a dor

Acho que agora a coisa vai. Estou na contagem regressiva para voltar às competições. Domingo que vem vou à Novo Hamburgo participar da 1ª Etapa do Circuito Gaúcho Master de Natação de 2010.
Antes de iniciar a contagem regressiva, na quinta-feira passada, a treinadora nos fez nadar um recreativo no qual usávamos pequenos alteres no nado livre.
Fiquei com dor no pescoço no outro dia. Fiquei em dúvida se ia à musculação. Decidi ir, fiz quase a mesma carga, com exceção de um exercício de braço, que troquei por outro de perna para não forçar demais. O instrutor da musculação mandou eu descansar no fim-de-semana. Claro que não obedeci.
No sábado, a equipe voltou a treinar novamente. Eu não sentia quase nada no pescoço e treinei normalmente.
No domingo tive problemas de novo. A mesma dor no lado esquerdo no pescoço! Dessa vez tomei Tylenol. Nunca uso anti-inflamatório, só se o médico mandar. Melhorei da dor e fui treinar de novo.
Agora estou aqui escrevendo, depois de treinar às 7 da manhã, trabalhar, estudar direito tributário e me preparando para a musculação.
Quero ver a cara do instrutor quando eu contar a história!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Não gosto de me misturar

Participar de torneio master de natação é comigo mesmo.
Mas o mesmo não se pode dizer de participar desses torneios menores, que misturam nadadores "dos 8 aos 80 anos". Para mim, esta história de misturar gente nova e velha na mesma piscina não dá certo. Claro que as provas são separadas em função da idade. Mas mesmo assim, não vejo muita graça nisso.
Então perguntei para o coordenador da equipe porque os torneios menores de natação gostam de misturar atletas "dos 8 aos 80 anos". É por falta de gente? Ele respondeu que nossa participação é importante para provarmos que é possível continuar nadando na fase adulta e servir de exemplo aos mais jovens.
Até pode ser que somos, mas será que eles nos levam a sério?
Sigo ainda preferindo nadar os torneios master!

domingo, 14 de março de 2010

Sugestão de leitura


Sem-querer-querendo, acordei hoje às dez da manhã. Poderia treinar à tarde, já que é domingo, mas lembrei de sentir uns "puxões" estranhos na perna durante o treino de ontem, talvez fosse por causa da água da piscina, que estava gelada, mas pelo sim, pelo não, achei melhor estudar à tarde.
Mudando de assunto, normalmente eu sugiro músicas para correr, mas desta vez vou sugerir leitura, não só para quem corre, mas para qualquer um faz esporte.
O livro "A Arte da Guerra", escrito por Sun Tzu, no ano IV a.c, aparentemente pode ser de interesse apenas para militares ou historiadores, mas na verdade é um livro inspirador para qualquer conquista ou desafio importante que a vida nos coloca de frente.
Hoje, ele é lido por executivos, vestibulandos, concurseiros.
Copiei uma interessante frase do livro, dentre as muitas citadas na internet:
"Um general só pode servir bem ao Estado de um único modo, mas pode arruiná-lo de diversas maneiras."
É incrível como esta frase e tantas outras escritas há mais de 2500 anos possuem tanta atualidade!

Posted by Picasa

quinta-feira, 11 de março de 2010

Tráfego d´além mar

Estou impressionado com o tráfego desta página originado de links de blogs em Portugal.
Na maioria dos casos, são blogs de triatletas.
Da mesma forma que os nadadores do Brasil inspiram-se em César Cielo, os triatletas/blogueiros do outro lado do Atlântico inspiram-se em  Vanessa Fernandes.
Muito obrigado gajos!
 

quarta-feira, 10 de março de 2010

Trezentos artigos!

Na verdade este é o 304º artigo deste blog. Estava correndo tanto que nem tinha notado. Para celebrar a data, coloquei à direita meu Flick para quem quiser conhecer as fotos que tiro quando saio pelo mundo afora