terça-feira, 5 de maio de 2009

Minha ida à nutricionista

Conforme tinha escrito anteriormente, hoje foi o dia de consultar a nutricionista.
Fiquei muito feliz pelo fato de já conhecê-la de ver por aí fazendo caminhada e pedalando, o que facilitou minha vida no sentido de não ter que ouvir coisas que nós, os atletas, costumamos escutar, como por exemplo "mas por que tu faz tudo isso?" ou "tu não te cansa?". Pelo contrário, ela foi extremamente profissional e deu a maior motivação para continuar minhas atividades físicas :-)
De uma maneira geral, ela disse que eu não estava muito errado na alimentação. Com certeza, com tanto conhecimento à disposição na internet, qualquer um pode ter uma certa base de qualquer ramo da ciência e não fazer muita bobagem! O mal é o sujeito leigo achar que sabe tudo lendo artigos da internet, não ouvir um profissional da área, se dar mal e prejudicar a saúde!
Em resumo, algumas partes interessantes que aprendi.
Como já escrevi, quando nado às 7:00 da manhã, estou com o café da manhã no estômago e volta e meia sinto náusea na natação a ponto de às vezes não poder treinar a virada. A nutricionista sugeriu beber no café da manhã leite desnatado e uma barra de cereais, ou suco natural com pão integral, ou ainda um copo de leite e uma fruta. São refeições de absorção rápida pelo organismo e a última opção é a melhor, quando estou atrasado :-)
As refeições serão feitas de 3 em 3 horas, digo...refeições que não se tratam da mesma quantidade de comida do almoço!
Como suplemento alimentar ela orientou para beber o famoso...Whey Protein, para misturar no leite da refeição das 17 horas e no iogurte na janta. Comprei sabor baunilha e adorei! Agora, o preço desta Whey Protein é dureza...R$ 100,00! E o vendedor queria me vender a embalagem "econômica" de R$ 200,00!
Outro ponto interessante: o pão. Vivo comendo pão. Ela mandou comer pão integral. Por que integral? Ela explicou que o pão comum tem uma substância (não lembro do nome, me ajudem!) que logo após a ingestão tem um pico de energia, que logo em seguida termina. O pão integral, por sua vez, mantém a energia por um período de tempo maior que o pão comum. E dá uma maior sensação de saciedade!
Semana que vem, vamos à parte chata: fazer exame de sangue, colesterol, etc. etc...
Uma curiosidade inútil. Toda vez que vou a uma loja que vende suplementos alimentares me faço uma pergunta para mim mesmo que tenho vergonha de fazer para o vendedor. Por que as embalagens de suplementos alimentares são tão espalhafatosas? É algum truque de marketing? Tenho impressão que se as embalagens fossem mais discretas, o preço seria menor, mas é só um palpite!

7 comentários:

  1. Parabéns amigo por ter ido a nutricionista, vejo que tá treinando sério é isso ae...Bom eu já passei uma certa vez por isso com o vendedor querendo me vender um frasco de 200 capsulas de aminoácidos, só quando fui ao caixa pagar me deu um estalo e olhei a validade do produto, dai descobrir que a loja tinha colocado os aminoácidos de 200 capsulas mais barato pq faltava um mês para vencer a validade me deu uma raiva o pessoal da loja ouviram muito e não acabei comprando, daí eu comprei em outra loja...Sobre o pão integral eu também faço uso dele nas minhas refeições matinais...
    Boa sorte nos seus próximos exames e bons treinos...

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, Rodrigo, disseste tudo! Achar que só as informações obtidas por ai resolvem é um erro tremendo, assim como achar que jamais vai precisar de um treinador.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala Rodrigo, tb estive na Nutricionista e fiquei um pouco preocupado, pois ela falou para mim: Nossa vc faz muita atividade, por que tanto?
    Bem, vou testa-la e se nao gostar do resultado mudo.
    Realmente, os produtos de suplemento tem essa caracteristica gigantesca e é para vender a imagem de ficar forte e grande.

    ResponderExcluir
  4. Fala Rodrigo tranquilo?? Será que esse Whey dá para misturar com uma farinha para render mais hihihi??? por que 100 é de matar hihihi. Quando nos encontramos lá no brilhante quero mais detalhes desta consulta.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo,

    Add o nosso msn:
    meiamaratonadascataratas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Xará!

    Na verdade não é uma substância do pão, mas sim uma característica que existem em todos os alimentos: o "índice glicêmico". Quanto mais industrializado um alimento, a tendência é que ele tenha um índice glicêmico maior. Por isso que o pão integral tem baixo índice glicêmico, dando mais trabalho para o estômago e liberando a energia de forma mais gradual.

    Desta maneira o organismo não precisa produzir muita insulina para processar o alimento.

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo, como vão as coias? Muita ralação nas corridas? Torcendo por você sempre, viu.
    Bom dim de semana.

    ResponderExcluir