segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dicas para melhorar o nado livre (crawn)

Durante o Swim Camp do Professor Cézar Bolzan fiz algumas anotações que julguei ser importantes. Infelizmente, muita coisa passou dada a falta de costume de assistir aulas. Inclusive senti um pouco de saudade do tempo da faculdade, quando eu estava em melhor forma para tomar notas das aulas de Direito.  
Nunca é demais lembrar, o Professor Cézar Bolzan é um expert no assunto e recomendo entusiasticamente fazer os seus Swim Camp. O Professor Cézar Bolzan não é apenas um expert no assunto, como também expõe suas lições de forma organizada, didática e divertida. 

Aqui vão algumas dicas do nado livre:

A primeira regra é...
O técnico sempre tem razão

A segunda regra é...
Se o técnico estiver errado...vale a primeira regra!

O treinador ensina a técnica, mas a maneira deve ser lúdica!

Nado Crawn

O nado crawn, ou livre, é o mais importante da carreira de um nadador. Se não nadar bem o crawn não nadará bem nenhum outro estilo.

Nosso objetivo: nadar rápido!
Para tanto, é preciso treinar, pois não há resultado sem treino.
Em resumo, não há milagre!

No treino, é ensinada a técnica:

A técnica para nadar rápido envolve três fatores:

1º) Diminuir a resistência;
2º) Aumentar a propulsão;
3º) Combinar ambos!

1º ) Diminuindo a resistência

Depilação

Em primeiro lugar: a depilação não torna o nadador mais rápido, devido o fato de que a velocidade de um ser humano na água é muito pequena. Pode-se dizer que o efeito da depilação é mais psicológico, visto que dá uma sensação de leveza.

Core”

Anote-se que ao nadar, deve-se prestar atenção na posição do “core”.

Core em inglês significa o “núcleo”, ou segundo o http://www.thefreedictionary.com/core um dos significados é “the basic or most important part; the essence”. Core, no sentido da natação, significa o local onde fica o abdômen, ou seja, o elo de ligação entre a braçada e a pernada. Assim, quando mais esticado o corpo, em especial, o core, menos resistência ele encontrará na água, assim se nadará mais rápido!

Importante mencionar que, quando permitidos, os maiôs tecnológicos, atualmente proibidos, tinham a função de impedir a vibração da musculatura do corpo dos atletas. Desta forma, o tecido do maiô, ao prender os músculos dos atletas, os faziam nadar com menos resistência, ou seja, mais rápido...

Recomenda-se que para reforçar o “core” sejam realizados exercícios abdominais.

Breakout”

Breakout significa saída da água. Acontece o breakout na largada e nas viradas.

Nesta situação, é importante fazer a primeira braçada com a cabeça e o braço fora da água! Qual é o motivo? Se a primeira braçada for feita com o braço/cabeça submersos, a impulsão será dada para cima, e o que queremos é a braçada impulsiva, que nos empurre para frente!

2º) Aumentar a propulsão;

A Pernada

A pernada nos proporciona a propulsão.

O padrão ideal é de 1 braçada para 6 pernadas (6x1), mas...nadadores olímpicos já conseguem fazer 1 braçada para 12 pernadas (12X1). Anote-se que não existe mais a antiga regra de fazer quatro pernadas fortes, uma fraca, ou seis fortes e uma fraca etc. Hoje, a regra é de bater as pernas com força, todo o tempo!

O Rolamento

Rola-se (ou gira-se) o corpo para o mesmo lado da braçada. É importante a rolagem, pois aumenta o comprimento do braço e assim aumenta o volume de água deslocado, o que torna a propulsão mais eficiente. Ajuda ainda nadadores de baixa estatura. Veremos, ainda, que a rolagem é um fator crítico para a respiração.

Respiração
Não se gira a cabeça para respirar! Usa-se a rotação do tronco! Se for usada a cabeça para respirar, com a constante rotação do pescoço, o nadador cansa precocemente, além de aumentar as chances de ter problemas de coluna, náusea, tontura, mal-estar.

Antes der respirar, solta-se o ar com toda a força de baixo d´água, com o fim de facilitar a troca gasosa. Se isto não for feito, o resquício de CO2 armazenado no pulmão será misturado com o “ar limpo” que se inspirou e isto compromete o rendimento.

Braçada

Regra importante: a entrada da mão deve ser feita na mesma linha do ombro! Isto é, não deve ser para a esquerda ou direita em relação ao ombro! Se isto não for observado, a tendência do corpo será de desviar, o que obrigará o nadador corrigir a direção do nado e perderá tempo, e não é isto que desejamos!

Outra regra: a braçada começa com todo o braço estendido e termina igualmente com o braço estendido, deve-se “riscar” a perna com a mão!

A recuperação da braçada (ataque), ou seja, quando o braço vai para a frente, deve ser feita com o cotovelo estendido. A braçada no estilo “ventilador”, quando é dada sem o cotovelo estendido, só deve ser feita em curtas distâncias e em caso de comprovada eficiência, ou seja, no menor tempo.

Sinalei-se que deve ser aumentada a amplitude do tamanho da braçada. Há relação direta entre a amplitude e a quantidade de água que se puxa. Assim fazendo, diminui a necessidade do número de braçadas. Natação também é física!

Exemplo....Michael Phelps, nos 200 metros livre:

Ano de 2001: 83 braçadas e fez o tempo de 1:54 58'
Ano de 2007: 75 braçadas e fez o tempo de 1:52 09'

Logo...a braçada é a “inimiga” nadador!

3º) Combinar ambos!

Por fim, combine a diminuição da resistência junto com o aumento da impulsão e nadará mais rápido!

4 comentários:

  1. ola, gostei muito desta postagem obrigado pelas dicas...
    Bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Dicas valiosas, principalmente para quem esta começando. Obrigado pela postagem Rodrigo. abração

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrs, acho que não vou conseguir! Rsrsrs. Ai que difícil!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. é impossível respirar só virando o tronco sem virar a cabeça!! basta ver os vídeos do cielo, phelps... todos viram a cabeça pra fora dágua!!

    ResponderExcluir