sábado, 12 de junho de 2010

Nem tudo está perdido!

Ontem à noite fui para a balada, coisa muito rara.
Acontece que eu estava com vontade de sair  fazia algum tempo, mas é sempre a mesma história, os amigos estão casados, chego em casa cansado de levantar peso, sinto sono e o desejo de ficar em casa acaba prevalecendo sobre a vida noturna.
Mas ontem um pessoal de Rio Grande me ligou e disse que iria a um restaurante legal daqui. Encontrei com eles, bebemos cerveja e fomos para a balada.
O curioso é que não vi ninguém fumando, tanto no restaurante como na festa.
Eu já sabia que na cidade onde moro há uma lei que proíbe o cigarro em bares e restaurantes.
É uma lei que tem uma história curiosa, já que foi proposta e aprovada pela Câmara de Vereadores, mas o Prefeito vetou, alegando que não teria como fiscalizar, entre outras desculpas.  A Câmara de Vereadores derrubou o veto e a lei foi publicada, ou seja, está valendo!
Como eu sei que quando o Poder Executivo não se interessa em fiscalizar, "a lei não pega". Assim, achava que a lei só serviria para bonito.
Felizmente eu estava errado, apesar da má vontade da prefeitura, os donos dos bares e restaurantes estão cumprindo espontaneamente a lei, proibindo fumar dentro dos estabelecimentos.
Foi uma alegria cheirar minha roupa de manhã e não sentir aquele cheiro infernal! Mais importante ainda, foi o fato de não virar fumante passivo quando decidi me divertir.
As pessoas estão mais conscientes e isso é muito bom.
Nem tudo está perdido!

Um comentário: