domingo, 4 de julho de 2010

Sugestão de leitura para nadadores


Embora eu ache que ninguém vai conseguir aprender a nadar lendo um livro, pois há uma enorme diferença entre o que se lê e aquilo que se consegue praticar na piscina, a experiência de uma nadadora olímpica e medalhista de ouro é sempre importante!
Janet Evans, a autora, contrariando todas as regras, com seus 1,56 m de altura e 49 quilos, um corpo delicado e sendo uma adolescente de 17 anos, participou de três olimpíadas e conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata.
O livro divide-se em dicas gerais como iniciar a nadar, compra do equipamento, escolha do local para praticar, depois passa para o ensino de todos os estilos de nado e por fim há uma longa parte que constitui um programa de treino para atletas amadores.
Como sempre fui curioso em relação à construção de uma rotina de treino, o livro está valendo a pena de ser lido. Inclusive ela ilustra um dia de treino quando faltava pouco tempo para disputar os Jogos de Los Angeles, em 1984. Só para ter uma ideia, o treino começava às 5:30 da madrugada e ia até às 8:00h: ela aquecia nadando 500m (até aí é moleza), nadava 20 séries de 400 medley e por fim nadava solto mais 500m totalizando pela manhã, "apenas" 9.000 metros. Óbvio que à tarde continuava o treino, com mais 7.500 metros...Óbvio que isso não é para qualquer um...
Estou na parte das dicas do alongamento antes do treino, algo que tanto negligenciamos!
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. rodrigo,

    eu não sei nadar (apesar de ser nadais, rs)

    será que para un iniciante isso ajuda?

    tem outra literatura para iniciantes?

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir