quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O divã na musculação (converse com o instrutor!)

Uma das minhas lutas internas sempre foi contra minha pressa. Tinha pressa pra tudo. Vivia angustiado com coisas que tinha que fazer e que às vezes levava mais tempo que o normal, como pagar uma conta, entrar uma fila, uma compra no centro da cidade ou ir ao supermercado.
O motivo da pressa é que tendo que trabalhar e estudar, o tempo é realmente escasso e assim o tempo que perdia, limitava meu o período nos livros.
Acontece que chegou o dia que enchi a paciência e decidi que não ia ter pressa para nada. Não ligo mais se levar mais tempo numa fila. Azar, faz parte da vida moderna. Tem que se viver com isso. Se não der para estudar das 2 às 6 horas, eu posso estudar a partir das 3 horas. No outro dia eu retorno ao ritmo normal.
Mas embora tenha feito notáveis progressos quanto a pressa, infelizmente não avancei muito no controle da ansiedade.
Vivo antecipando problemas e imaginando táticas para superá-los, só que às vezes são problemas que apenas acontecem na minha imaginação.
Um exemplo disso aconteceu na última sessão de musculação, que nesta época está muito pesada. Disse ao instrutor que estava com o pé atrás com relação a esta nova série de pesos, porque logo que voltasse das férias iria treinar muito mais na piscina, acrescentei que estava com o pé atrás em relação a estes novos exercícios. O instrutor foi direto ao assunto: não tinha nada que ficar com o pé atrás, devia apenas fazer a série conforme a ficha, se depois a musculação ficar pesada demais por causa do treino da natação, seria feita uma nova mudança.
Foi aí que caiu a ficha. O problema não era a carga, era a ansiedade que me bloqueava para treinar, porque ia para a academia com o pé atrás. Antes de fazer a sessão de musculação, eu já pensava nos problemas adiante.
Nada como uma boa conversa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário