segunda-feira, 18 de maio de 2009

15km de dureza!

Ontem corri a I Etapa do Circuito IF-Sul de Circuito de Rua de Pelotas. A novidade é que desta vez não precisávamos mais correr em círculos, como nas outras etapas e a corrida foi planejada para atravessar três bairros da cidade e retornar ao ponto de partida. A organização está de parabéns pela ideia, mas para melhorar ainda mais, algumas falhas terão que ser corrigidas, que vou contar no texto!
Fazia muito frio ontem pela manhã e foi difícil escolher a roupa para correr. Decidi correr com roupa para o frio, mas me arrependi, porque senti muito calor na última parte da competição.
Encontrei o Pablo e tiramos esta foto para entrar na história das nossas indiadas! Ambas as fotos foram gentilmente tiradas pela Vivian, esposa do Pablo. Foi bom ela ter lembrado do crédito das fotos :-)
Logo que largamos, senti que não ia conseguir acompanhar a turma, porque há duas semanas praticamente não tinha conseguido treinar corrida e na última semana, com frio e chuva, só treinei na esteira. Assim, sentia as pernas pesadas logo no início da prova.
Tive que levar um equipamento que normalmente não uso durante uma competição: um celular! Como uma parte do trajeto passava na esquina onde moram meus pais, minha mãe pediu para que eu ligasse para ela quando eu estivesse perto de passar por ali. Dito e feito, ofegante, desajeitado com as luvas, abri o bolso do cinto, alcancei o celular e apertei no botão de chamada. Logo em seguida estava ela na esquina e só consegui dizer: "tá ruim!".
E estava mesmo, consegui alcançar alguns lá pelos 2km, mas logo em seguida me passaram de novo.
Deste jeito, segui minha corrida, sem me preocupar com o resto dos concorrentes. A única parte emocionante era saber se eu ia baixar meu tempo de 1:30 na última prova.
Pelo que lembro ao longo dos 3 km, só havia 3 postos de abastecimento de água, que me fez sofrer bastante também. Imaginem, um sujeito que tem um pace de 30 min para fazer 5 km, vai ter que beber água só de meia em meia hora!
Quando entramos no último bairro havia uma reta interminável (Av. Duque de Caxias), de não sei quantos kilometros (poderia ter a marcação, se não for pedir muito!), não havia cones que delimitavam o espaço dos corredores e era desagradável correr ao lado dos carros, numa avenida muito movimentada. Recebi alguns "elogios" sobre meu ritmo lento de uns malacabados que passavam de carro, que a esta hora provavelmente estão vendo a sessão da tarde na TV!
Na parte, passei a maior parte olhando para o relógio, estava emocionante, será abaixo de 1:30??? Quando achava que estava perto, olhei para o relógio e ele marcava 1:20, mas onde está o IF-Sul??? Logo em seguida, já eram 1:23 e vi o prédio do IF-Sul! Dei um sprint e consegui fazer em 1:25, cinco minutos abaixo do meu tempo anterior!
Finalizando...sugestões:
Para nossa segurança: coloquem cones em todo o percurso! É perigoso e desagradável correr ao lado de avenidas movimentadas!
Também para nossa segurança: mais pontos de água! Não precisa nem comentar...
Para nosso conforto: coloquem placas da kilometragem. É uma recompensa pessoal ver as placas passando e progredir na kilometragem.
Para incentivar maior participação: que sejam distribuídas medalhas de participação! As corridas de rua são feitas para o cidadão comum, cujo maior prêmio é terminar uma competição e ser reconhecido com uma medalha. Distribuindo medalhas apenas para os primeiros colocados afasta as pessoas das competições. Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Fala Rodrigo!!! estou de acordo com as sugestões. Mas vamos dar um desconto pois foi a primeira heheh
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo
    parabéns pela prova e com melhor tempo que há um ano.
    Continuação de boas corridas.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Rodrigo.
    Parabéns pela excelente prova, não fora as dificuldades na sua preparação e os resultados seriam ainda melhores.
    Fico muito contente por os seus problemas de tendões e outros já não o aborrecerem e incomodar.
    Umabaço.

    ResponderExcluir
  4. Faltaram os créditos das fotos hehehe Parabéns pela prova!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela sua presença na festa do Cuidando do Corpo. Mas não fica por ai não viu. A festa ainda está rolando!!!
    Abraços
    Vânia
    http://cuidandodocorpo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fala, Rodrigo! Tá ruim aí? Rsrsrs. Aqui tá pior! Kkkk. Brinfcadeira! Logo, logo, estarei de volta aos treinos! Espero que não esfrie tanto quanto aí! Bons treinos!

    ResponderExcluir