quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A "caixinha"

Em princípio, o sujeito quando decide praticar algum esporte não se preocupa com questões financeiras, a não ser, é claro o custo do próprio material, como roupa, tênis, touca, bermuda.
Acontece que, como nos ensina a sociologia e a ciência política, "o homem é um ser gregário", isto é, procura a convivência de outros semelhantes para realizar seus objetivos.
No esporte acontece a mesma coisa. É comum alguém iniciar a prática de algum esporte e logo é convidado a entrar numa equipe.
Neste caso, se o sujeito progrediu a ponto de ser convidado para participar de uma equipe, parabéns! 
Entretanto, agora, ao participar de uma comunidade de atletas ou melhor,de uma equipe, deve ser lembrado que sem dinheiro, infelizmente, nada funciona.
Contrariando este ponto de vista, uma vez um professor universitário me disse no clube que "lazer saudável é aquele que é de graça". Eu respondi a ele que nada é de graça. Nem mesmo correr no parque ou numa calçada pública é gratuito, porque o mantemos com o dinheiro dos impostos.
Mas voltando ao assunto, se você entrou numa equipe grande, de uma cidade ou de um clube rico, que mantém diversos patrocínios, e assim não precisa fazer contribuição financeira alguma, sorte sua.
Acontece que este não é o caso de muitas equipes, em especial, pelo fato de que apesar de todo o discurso, o esporte não é valorizado no nosso país.
Assim, é natural que seja preciso contribuir com alguma soma com o fim de pagar treinador, viagens, inscrições,  material. Agindo assim, é através de um pequeno sacrifício individual que o coletivo se beneficiará.
Portanto, não estranhe se for pedida uma contribuição quando você ingressar numa equipe. 
Infelizmente não existe almoço grátis!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário