quinta-feira, 12 de março de 2009

Fartlek

Primeira vez que ouvi falar do treino fartlek (artigo em inglês), eu pensei que tinha ouvido mal e que o certo era dizer "fast track".
A mania do Rodrigo de fuçar tudo na internet o fez chegar na Wiki. Pelo que entendi trata-se de um treino cuja intensidade ou a velocidade é variável, em que a capacidade aeróbica e anaeróbica é colocada sob stress, o que difere do treinamento contínuo, que é constante.
Uma parte do treino de ontem foi correr 5 vezes durante 4 minutos a frequencia de 165 batimentos cardíacos e após estes 4 minutos, deveria correr solto 2 minutos. Perguntei para o treinador do que isso se tratava, já que nunca tinha feito nada igual e ele respondeu que era o...fartlek!
Achei divertido treinar 30 minutos assim, porque treinar sempre do mesmo jeito acaba enjoando mesmo.
Depois de treinar sempre do mesmo jeito durante anos, eu quero agora é fartlek!

9 comentários:

  1. boas,
    faça um treino de fartlek por semana e vai ver a evolução daqui a uns tempos.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Mestre...é show o treino assim, eu também não conhecia, é isso aí vivendo e aprendendo. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Aproveite bem este tipo de treino, ele é muito utilizado por atletas já veteranos, mas também por atletas de alta e média competição, permite gerir de forma controlada o nosso esforço, com ganhos significativos (em metros) de série após série. Sendo bem feito é uma forma explêndida de nos devertir-mos enquanto treinamos, e com bons resultados.
    Eu de vez em quando ainda os faço, mas com pouca intensidade, é só para manter alguma velocodade.
    Um abraço e continuação de bons fartleks.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ! Fiquei fan e notei a diferença!Agora 3as feiras são dias de fartlek, mas também admito que fico mais cansado do que se corresse uma 1/2 Maratona (sem exagero)! :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns amigo pelo treino Fartleck, hj também fiz esse treino, olha e sacrificante fazer este treino mais o resultado vc verá em breve.
    Um abraço,

    JC

    ResponderExcluir
  6. Parabéns !!!
    Como é bom ter um treinador, né?

    ResponderExcluir
  7. Isso meu amigo. Para um atleta, fazer Fartleck, ou treinos de tiros, é muito importante. Tenta no seu plano de treinos encaixar estes tipos de treinos. Ira ver que a terá mais velocidade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse metodo. Ja li em alguns lugares q ele deve ser usado na base e os tiros no especifico.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rodrigo!
    Treinos assim podem ser divertidos, mas quando corremos na velocidade máxima, isto exige bastante do nosso fôlego, né? Bons treinos!

    ResponderExcluir