segunda-feira, 30 de março de 2009

Monitores cardíacos

Uma curiosidade para os amigos que usam o monitor cardíaco.
Uso um monitor cardíaco Oregon, daqueles mais baratos.
Acontece volta e meia ele marca frequencias inesperadas, como saltar de 170 para 212, por exemplo. Claro que sei que o meu coração não está batendo a 212, senão meus pulmões estariam saindo pela boca!
Outra coisa que noto quando estou na esteira numa velocidade lenta ele às vezes chega a marcar 160-170 bpm, mas se aumento bastante a velocidade ele mostra algo como 130-150 bpm, apesar de estar muito mais rápido! Neste caso, para subir a frequencia tenho que aumentar bem mais a velocidade da esteira.
Acontece isso com vocês?

12 comentários:

  1. isso de ele saltar inesperadamente de 170 para 212, pode acontecer por ele estar pegando a frequencia de outro monitor que esteja por perto. acontece seguido comigo durante os treinos com o grupo. um frequencimentro causa interferencia no outro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo, tudo bem??? Tinha um da Nike que fazia isso quando havia outro da mesma marca por perto. Troquei por um polar RS 200, nunca mais tive problemas. Atualmente uso um Garmin Forerunner 305 e é um espetáculo, marca BPM, distância, mapeia o teu percurso, cadência, volta, bom... entrei numa comunidade do orkut que tem o manual em PT. Resumindo: só falta correr por você. Fora isso, cuide para que ele tenha uma transmissão codificada, pois pode ter interferência de outros aparelhos para dar este pulo. Pode ainda ser problema das pilhas. Mas, aconselho trocar por um mais preciso. Um abração e bons treinos!!

    ResponderExcluir
  3. sim comigo acontece exatamente o mesmo...ate o numero é igual...varias vezes o meu coração "ja chegou " a 212...loucura total...
    eu optei por trocar pleo polar...mesmo o mais baratinho ta sendo mais efetivo...ou entao nao usar mesmo, afinal o oregon mais nos deixa tensos do que resguardados.
    Abs
    Angelica Montalioni

    ResponderExcluir
  4. sim...comigo acontece a mesmissima coisa...ate o numero e iggual:212... as vezes eu to sentindo q o negocio ta pesado e ele marca 120 e quando eu estou bem olho...ta ele marcando 212, 189 etc
    troquei por um polar...o mais baratinho ta sendo melhor q meu oregon
    boa sorte
    abs
    angelica montalioni

    ResponderExcluir
  5. Diz ai Lucas ... meu caro isso as vezes acontece pois o sensor capta os batimentos de outras pessoas próximas a você ... alguns monitores tem o sensor inclusive codificado para evitar esse tipo de falsos dados...

    Abraços e Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Rodrigo blz, muito boa a sua questão levantada aqui. Bom a alguns anos atrás, eu assinei a revista 02 pq justamente ela estava dando como brinde o frequencimetro da Oregon SE 232, até aí tudo bem, na 1ª semana eu comecei a usar a faixa e tudo que vc descreveu aqui aconteceu comigo, daí como eu não me adaptei a correr com ela, eu deixei para lá, mais noutra semana comecei a usa-lá para fazer os treinos certos ou seja se eu aumentasse a velocidade o frequencimetro disparava e se eu diminuisse demais saia da minha frequencia cardiaca daí procurei explicações e não achei...deixei para lá...daí na outra semana dei mais uma chance e fui treinar de novo simplesmente a faixa não funcionou, daí eu pensei será que foi a bateria que acabou, troquei a bateria e testei realmente aconteceu novamente o que vc descreveu aqui, dai fiquei irado e nunca mais usei...rsss...Por acaso se vc souber de alguma coisa me informe.

    Bons treinos.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Grande Rodrigo, o meu também é um dos modelos mais simples da Oregon, as vezes ele dá esse picos, mas creio que seja interferência de outro monitor, acontence muito quando corro na Donja.
    Na esteira, nunca aconteceu isso comigo. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um Polar e tem acontecido isso. No meu caso, desconfio que a bateria do relogio está fraca causando o problema.


    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo Rodrigo.
    É engraçado, eu uso um Pacemaker e ele só controla abaixo das 50 rpm, daí para cima é o coração que me dá os sinais de que preciso quando estou ou não cansado, acho que é mais simples, rs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Acontece muito quando os dias estão mais secos e quando treino de bike, devido a falta de umidade da cinta peitoral a transmissao fica comprometida e resulta neste problema.
    Procure umedecer a cinta... pode ser este o problema... Espero ter ajudado....

    Bons treinos

    ResponderExcluir
  11. boa tarde.aconteceu comigo tambem,eu estava correndo e um campo de futebol em frente de casa,ae derrepente ouvi o bip,166,189,212 bpm.mais nao tinha ninguem perto,mais acredito que nao chegou a esse extremo..mais como ja disseram,em vez de ajudar me deixou tenso.

    ResponderExcluir
  12. Compre um monitor cardíaco Beurer - PM26, e não tive problema com ele nas primeiras semanas.
    Sempre saía de casa para correr, sem necessitar tirar o carro da garagem.
    Porém, certo dia, antes de correr, tive que pegar o carro que estava no lava-jato, então resolvi estaciona-lo próximo ao local onde treino, para somente ao final da corrida ir para casa.
    Ocorre que, ao final da corrida, entrei no carro e fui dirigindo em direção a minha casa, quando de repente escuto o Bip do monitor (que estava configurado para bipar ao atingir 158 pulsações por minuto), e quando acendi a luz interna do carro para verificar, tomei um susto enorme, pois estava marcando que minha frequência estava em 212 por minuto.
    Fiquei apavorado e fui direto para o hospital, ao chegar lá liguei para meus pais e procurei uma enfermeira gritando "ME SOCORRA, POIS ESTOU TENDO UM ATAQUE CARDÍACO".
    Fui encaminhado rapidamente ao médico que me examinou e disse que minha frequência estava normal, então falei que o monitor tinha acusado uma frequência de 212 por minuto e ele disse que o monitor estava errado.
    Ao voltar para casa o monitor disparou novamente, então desconfiei. Tirei o monitor e pedi para meu irmão coloca-lo e o monitor continuou marcando 212.
    Daí constatei que o aparelho sofre, e muito, interferências de outros aparelhos eletrônicos.
    Hoje é motivo de risos, mas o susto que tomei não desejo a ninguém.

    ResponderExcluir