quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

É aconselhável mudar o tênis para treinar?

Estou numa dúvida.
Sei que muita gente usa vários pares de tênis, um par para correr, outro para treinar, outro para competir em prova de 10 km, outro para maratona etc.
Mas eu costumo treinar e competir com o mesmo tênis.
Acontece que toda vez que treinava, estava sentindo dores em ambos os tendões logo que iniciava a correr. A dor durava uns 20 minutos, até aparecer o efeito da endorfina, quando então passava a dor.
Acho que não era problema de alongamento, pois alongo 10 minutos antes de correr! Tampouco acho que não se trata de excesso de treino, já que estava correndo 30 ou 40 minutos, três vezes por semana. Nada de excepcional.
Então no dia de ontem resolvi fazer uma experiência e mudar de tênis para correr. Corri 10km, em 52min 02s, e não senti absolutamente nada nos tendões.
Então, concluo que é recomendável ter vários pares de tênis para treinar para evitar o impacto sempre no mesmo local? Como fazem os colegas?

5 comentários:

  1. Amigo Rodrigo.
    Eu penso que não existe um modelo padrão para utilizar os ténis mais adequados conforme as situações que refere, o melhor mesmo é encontrar uma média das opiniões dos amigos que deixarem aqui as suas experiências.
    Eu tenho 3 pares de ténis com piso misto e vou revesando nos treinos com alguma frequência, 2/3 dias no máximo de cada vez.Depois tenho 2 pares de ténis mais virados para as competições, piso mais baixo e mais leves. Com estes ténis também vou revesando, prova sim prova não.
    Amigo Rodrigo não pense que no fim dos treinos ou das corridas os meus tendões ficam 100% bons utilizando este sistema, não, o que acontece é que qualquer corrida deixa sempre algumas mazelas mas se utilizar-mos os ténis de uma forma controlada podemos minimizar os efeitos malignos do desgaste e a recuperação é sempre mais rápida e eficaz.
    Receba um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Rodrigo boa noite muito boa essa questão que vc levantou aqui.
    Bom meu amigo vc primeiramente tem que saber o seu tipo de pisada não sei se já comentei aqui sobre isso com vc. Outra coisa eu fiquei sabendo dos vendedores de loja e dos fabricantes que o tênis também tem sua vida útil ou seja 6 meses de repente essa dor que vc está sentindo ou o tênis não é para sua pisada (SUPINADOR, NEUTRA OU PRONADA) ou o tênis já está gasto demais (sem amortecimento) reveja isto pq é um caso muito sério e pode lhe causar uma lesão muito séria mesmo tanto no joelho, panturrilha ou pés. Olha tênis nós podemos comprar de montão mais a nossa saúde não, que é uma só. E as vezes essa dor que vc está sentindo no inicio da corrida poder ser um inicio de uma lesão que pode lhe tirar das pistas por muito tempo.
    Olha eu pensava antes que tinha pisada supinada pq a pisada supinada é aquela que gasta a parte de fora do tênis, mais depois que fiz o teste da pisada em uma esteira e que o resultado deu Neutro eu fiquei encabulado e perguntei para a moça do teste, como assim o meu tenis e gasto pelo lado de fora, ela disse que mesmo que o meu tenis gaste do lado de fora a minha pisada e neutra, pois depois que escanei o pe no pedigrafo e foi filmado as minhas passadas o computador analisou a forma de como eu piso e que acabou dando neutro e eu não por satisfeito fui em outro local e fiz outro teste e não é que deu neutro de novo. Por isso o corredor tem que dar a importância para o teste da pisada.
    Eu possuo 10 pares de tênis, possuo só tênis para treinos e possuo tênis só para as competições e para as competições eu faço o seguinte tenho tênis só para competições de 10 e 15km e tênis só para 20Km em diante e quando vou treinar na pista, no aquecimento eu faço o seguinte eu aqueço com um bom tênis que tem amortecimento bom e quando vou dar os tiros na pista eu mudo de tênis colocando uma mais leve. Também tenho amigos que treina na pista fazem o mesmo do que eu e tem até alguns que colocam sapatilhas para treinar velocidade na pista.
    Olha também eu fiz um relato sobre tênis no dia 04 de março no meu Blog acesse o link abaixo e leia, vai lhe ajudar bastante.
    http://jmaratona.blogspot.com/2008/03/meus-aliados-na-corrida-parte-5.html

    Bom meu amigo espero que tenho lhe ajudado e pense em tudo que lhe falei acima é sério.

    Um abraço camarada e bons treinos.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um par só pra treinar e outro só pra competir. a principio nunca tive problemas assim, e espero continuar não tendo, hehe

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dois tênis velhos que já foram para o estaleiro e agora preciso dar um destino.
    Eu treino com um Brooks Glycerin e tenho um Nimbus 10 na fila de espera.
    Eu gosto muito do Brooks, muito mesmo. Mas, a minha proxima compra vai ser um Pegasus para testar.
    Deve ser bom ter um tenis para cada tipo de treino, o tenis descansa e ajustamos oferta e demanda. Agora, vai uma grana isso.
    Dependendo do que queremos da corrida é um investimento ou despesa.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo...eu uso dois pares tanto para treino ou para competição, e uso eles alternadamente e nunca tive problemas de lesão ou desconforto. abraço

    ResponderExcluir