segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Primeiro dia do Campeonato Gaúcho Master de Natação

Primeiro Dia

No sábado, o calor de Porto Alegre mostrava toda a sua glória. Põe calor em cima disso! Eu e a equipe nos abancamos no clube e passamos a tarde mexendo as cadeiras atrás de uma sombra. Meu filtro solar fator 50 salvou minha vida!
O SESC campestre é um clube muito bonito, cheio de áreas arborizadas, há uma piscina olímpica, duas enormes piscinas infantis, pista de corrida, campo de futebol, tinha absoluta certeza que ia passar um 'findi' muito agradável, pouco importando o resultado!
Montamos o acampamento e fomos aquecer na piscina. A água era fria, mas quem ia se importar com aquele calor?!
Logo que caí na água, meio nervoso, senti que o óculos que eu estava usando não ia dar certo. Não enxergava nada! Só via vultos. Com o sol de frente, não via absolutamente nada. Saí correndo para nossa base e peguei o óculos novo. Como nunca tinha saltado com o óculos novo, treinei MUITOS saltos com ele, até sentir a cabeça doer!
Feitos os ajustes, nadei uns 200 metros, saí da água e fui esperar minha vez de competir.
Minha primeira prova foi a dos 400m/nado livre.
Pouco antes da prova o Coordenador me chamou para ir alongando e me ensinou o caminho da área de concentração dos nadadores que aguardavam a chamada do árbitro para entrar na área da piscina. Sentia-me como gado indo ao matadouro, mas tudo bem! O árbitro chamou meu nome, entreguei a papeleta com meu nome e fui até a raia da minha largada. Atrás da cerca, quem estava? O Coordenador! Ele passou as instruções finais, ajustou a toca, o óculos, affff...Lembro que a fiscal (muito legal ela) disse para mim: "pode subir" e subi, desajeitado, mas subi!
Tentei sair forte no início, seguindo a linha preta, na primeira virada lembrei que se tratava de uma prova de raia dupla, onde dois nadadores dividem a mesma raia! Que saco, esqueci! E se provocasse um acidente? Imediatamente após a virada fui para o lado direito, mas será que era o direito mesmo? Sim, era. Nossa! Quanta coisa é possível de passar pela cabeça numa fração de segundo! Lá pelos 150 metros, eu "morri", comecei a virar por cima, não tinha mais fôlego para fazer a virada olímpica. Terminada a prova, eu acho que levando em conta minhas condições físicas, saí até bem da água.
A segunda prova do sábado foram os 100m/livre. Claro que eu a faria num ritmo muito mais forte que nos 400m! Saí muito forte, mas lá pelos 75m, 'morri' outra vez. Descobri uma coisa muito ruim que acontece na natação. Uma das piores sensações do mundo acontece quando estamos com muita dificuldade para respirar, e quando viramos vem marola dos competidores e aí engolimos água, ar que é bom, nadica de nada! Dá uma sensação de desespero! Saí da água completamente desorientado, com as pernas tremendo, sem ar, tinha a sensação que não ia chegar ao local da equipe! Mas sobrevivi ao primeiro dia.
Segue amanhã :-) Posted by Picasa

3 comentários:

  1. Rodrigo parabéns pela prova de natação e vc não deve desistir da natação, lembre-se o Cesar Cielo naõ foi campeão olimpico da noite para o dia, tudo é treinamento e se vc se dedicar vc será um campeão acredite nisso. Quanto a msg que vc falou no meu blog sobre o adesivo no nariz isso foi alvo de matéria na revista contra relogio de numero 177 de junho de 2008, eu tenho a revista em cassa mais vc pode acessar o site www.revistacontrarelogio.com.br e na área de busca DIGITAR DILATADOR NASAL que a matéria está lá. Olha eu só coloco isso quando o meu nariz está um pouco entupido mais tem gente que tem as vias nasais um pouco fechado e funciona também neste domingo eu coloquei e não estava com as vias nasais entupido e senti a respiração mais solta vale a pena usar, esse dilatador nasal existe do tipo transparente e da cor da pele e é encontrado nas farmácias.
    Valeu campeão.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo
    Vamos ter esperança.
    Aproveite o prazer de estar a fazer aquilo que gosta. Mesmo com dificuldades. Fico imaginando.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo
    Estou acompanhando sua odisseia aí em Porto Alegre, e tenho-me divertido com os seus relatos.
    Não fosse coisa séria, até esses incidentes dentro da pista seriam também para você um divertimento.
    Nós aqui continuamos "morrendo" de frio e aí tanto calor a ser desperdiçado.
    Receba um abraço

    ResponderExcluir