terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ética do atleta no final de ano

É a velha questão da eterna batalha entre a mente e o corpo. Fim do ano trata-se de uma época complicada. Achamo-nos nesta época caminhando no fio da navalha entre uma data que é o símbolo máximo da religião cristã e o consumismo puro e simples, mais ainda com os apelos das autoridades oficiais para o brasileiro ir as compras para impedir que a economia do Brasil vá também para o buraco.Não se deve esquecer o fato que muita gente sente-se triste, frustrada e ansiosa nesta época. Para muita gente, o final do ano é stress puro e simples!Questão não menos importante, é administrar os jantares nesta época do ano. Já fui a um jantar da equipe master de natação do clube na sexta-feira. Hoje tem outro jantar no clube. Falta ainda o jantar com o pessoal do trabalho e sabe-se lá quantos mais serei convidado!Agora, como resistir ao apelo da gula nesta época? Vou dizer "não, obrigado, sou atleta"? Ou ceder à tentação e comer a ponto de noutro dia afundar na piscina? Concluo de tudo isso com uma máxima de Aristóteles, quando escreveu A Ética: "A virtude está no meio-termo". É isso aí, a vida, os treinos e as competições seguirão em 2009. O mundo não vai acabar em 31 de dezembro. Assim, a solução é contentar a todos: o cidadão e o atleta :-)

3 comentários:

  1. Que dilema,hem?
    Eu não dispenso um bom garfo, até porque a corrida é um elemento estabilizador dos exageros que vamos cometendo, também é por isso que eu corro. Não abdico de nada e tenho-me dado muito bem. Como ainda não inventaram a tal máquina (ainda bem) onde no outro lado nascemos todos iguais, cada um terá de percorrer o seu próprio caminho fazendo as naturais opções a cada momento.
    Com moderação!

    ResponderExcluir
  2. Eu corro para beber e comer.
    Eu bebo e como sabendo que corro.
    Vamos de Aristóteles!!! Santa Filosofia.

    ResponderExcluir
  3. meu deus! final de ano é época triste. muita comida e pouco treino, hehe, porque até os atletas merecem férias, ahuahuah. ainda bem que eu to aqui de castigo em casa só na dieta líquida, é a minha desculpa pra não comer demais, hahaha

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir