domingo, 7 de dezembro de 2008

Uma relação de amor e ódio


Eu e a minha bike
Upload feito originalmente por r0drig0 FL0res
Tirei a Marieta da garagem. Marieta é o nome da minha bike. Ela é uma Caloi 10 cinza e branco, mas pegou tanto pó no inverno que agora está mais para preta que qualquer outra cor.
Hoje pedalei (rápido) com a Marieta na praia do Laranjal durante 30 minutos.
Cheguei lá e para o meu desgosto tinha muito mais gente que eu pensava. Dava para pedalar, mas teria que redobrar a atenção com pedestres, crianças, carros, ciclistas, aviões caindo...
Falando em atenção, isto é o que dá o maior prazer em pilotar uma bike, principalmente rápido, porque nada me faz pensar em outra coisa no mundo senão na pedalada. Minha cabeça é uma verdadeira viagem e tenho os pensamentos mais longínquos quando estou correndo ou nadando. Mas isso não acontece quando estou pedalando, pois tenho idéia fixa naquilo que estou fazendo, uma vez que qualquer bobagem que se faz numa bike...é uma baita confusão na certa! Claro que por mim eu me garanto, mas pelos outros...
Por outro lado, cansei de ler notícias de acidentes que acontecem com ciclistas e isso não é coisa exclusiva de terceiro mundo, que vivem dizendo que aqui o pessoal não respeita, que os motoristas são imprudentes, blah, blah, blah, já que leio com freqüencia sobre ciclistas que tiveram a mesma sorte na Europa, Estados Unidos e o mundo afora.
No treino de hoje eu vinha rápido pela avenida principal da praia e um tiozinho, com jeitão "não-tô-nem-aí", atravessou a rua lendo o jornal, não olhou para os lados, desceu a calçada e se atravessou na minha frente. Só deu tempo para freiar, gritar "oooopa!", e ele, felizmente, deu um passo para trás e subiu na calçada de novo. Tudo aconteceu em menos de um segundo!
Isto me fez pensar que depois do triathlon de janeiro, a melhor coisa a fazer é guardar a bike, tirar férias e recomeçar a temporada com treino forte de natação e continuar a correr.
Gosto da Marieta, mas durante o ano é melhor deixá-la na garagem para não dar confusão!
A foto aí do lado foi no inverno, num passeio romântico com ela pelo interior :-)

5 comentários:

  1. ai sou da mesma opinião que tu, minha bike sai pra fazer a prova e depois fica guardada, hauahauh

    abraço
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo eu te mandei uma msg aqui, só que o seu blog deu erro, vc recebeu a msg ae senão recebeu me diga que eu te mando de novo, gostaria de ter seu email para lhe enviar uma foto da minha nova bike vc vai gostar.
    Boa semana.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  3. É, temos que tomar cuidado com as pedaladas! Mas é bom demais... aqeule ventinho no rosto, os musculos das pernas trabalhando, o equilíbrio...
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Rodrigo, realmente hj em dia temos que ter cuidado mesmo, vou te contar algumas coisas que aconteceram comigo no passado. Bom quando não corria duas coisas aconteram comigo. Uma estava eu soltando do onibus e quando fui atravessar na faixa de pedestre já com o sinal fechado de repente um cara na bike avançou o sinal por tras do onibus e me pegou em cheio a porrada foi taão grande que a minha carteira caiu do bolso traseiro que nem percebi uma sra. viu e me entregou a carteira e ainda bem que não me machuquei, me levantei p..da vida pq o cara simplesmente montou na bike e já estava indo embora e nem tinha pedido desculpa a nem sei o que aconteceu dei um sprint tão forte que alcancei ele e derrubei da bike e deis umas pregadas nele e o mesmo pegou um pedaço de pau para tentar me acertar eu não sei da onde eu tirei forças mais peguei a bike dele levantei e joguei em cima dele e disse-o para ele ter respeito com as pessoas. Outra vez no mesmo sinal estava eu e minha esposa, naquele tempo grávida de minha filha e esperando o sinal fechar para atravessar o sinal fechou e quando botei o pé na frente para atravessar um outro cara não respeitou o sinal tirando um fino de mim e minha esposa, ah me deu uma raiva tremenda e só não peguei ele pq não acertou a gente e dessa vez quando eu era corredor estava eu numa corrida próximo a minha residencia onde tem uma via que as pessoas fazem suas caminhadas e correm e dessa vez quando estavamos descendo uma curva veio um homem numa bike e na hora passou uma mulher toda escultural e ele olhou para trás para mecher com a mulher e se nós não estavamos atentos na corrida a bike iria nos pegar em cheio, po reclamamos tanto. Também outro fato que aconteceu foi mÊs passado, com amiga Sandra do blog www.partridgeusa.blogspot.com que é brasileira e mora nos Estados Unidos, estava ela num parque correndo e lá neste parque tem uma via que é somente para os corredores e caminhantes e outra via que é somente para as pessoas andarem de bike. Mais teve um cara que não respeitou a via dos caminhantes e corredores e quando ela viu o cara já estava em cima dela, conclusão a bike pegou no tornozelo dela e ela olhou para ver se o cara iria dar assistencia a ela, o mesmo simplesmente pegou a bike e rapou fora e como vinha um outro corredor atrás o ajudou ela e ela teve tempo de acionar a guarda do parque que com as caracteristicas dada a guarda o prendeu o transeunte da bicicleta e fez a ocorrencia na delegacia, já pensou isto no Brasil, muitas pessoas iriam respeitar. Amigo não estou falando isto para vc para informar que as pessoas devem fazer isto e me desculpe algumas palavras acima, só estou informando o que aconteceu comigo e que hj em dia temos que ter cuidando tanto como andamos de bike como andamos a pé ou corremos. Eu se fosse vc não guardava a Marieta só pq aconteceu isso, continue andando mais com cuidado e andar de bike ajuda muito nos treinos de corrida.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  5. E ai Rodrigo...não guarda a magrela não! Eu sei que a educação da nossa cidade no trânsito não é das melhores...mas tem muita gente que respeita ciclista e pedestres. Sebo nas canelas...abração

    ResponderExcluir