terça-feira, 21 de outubro de 2008

A volta

O retorno da meia maratona foi pelo mesmo caminho.

Como tudo estava no devido lugar, não sentia dor, não estava ofegante, não sentia desconforto , resolvi acelerar, mas dentro das minhas condições de estreante!

Desse jeito, ultrapassei algumas pessoas, embora a esta altura, lá por volta de 1 hora e 20 de meia maratona, todo mundo estava bastante disperso. Não havia mais ninguém por perto para acompanhar o ritmo, quando eu me aproximava lentamente de alguém, eu fazia um check list mental e pensava se valia a pena ultrapassar ou acompanhar, mas sempre decidia ultrapassar.

Na Avenida Diário de Notícias avistei um enorme navio, estava tudo tão calmo que deu tempo até em ler o nome: Furness London.

E ainda nesta mesma avenida, abriu sol! Apesar de Porto Alegre ser geralmente mais quente que minha cidade, o sol foi muito bem-vindo, porque estava nublado e quando ventava, a temperatura caía demais para o meu gosto e especialmente o sol, se não for demais, me dá pique para correr! Agora me sentia maratonista de verdade!

Aos 15 k, notei que sentia algo que não podia se chamar de dor, mas era um desconforto ao lado dos calcanhares e lembrei que tinha lido em algum lugar para se ter cuidado quando se corre na rua, pois muitas vezes elas são projetadas para ter uma leve depressão, às vezes quase imperceptível, com o fim de escoar a água da chuva para a valeta o que torna a superfície irregular. Deste jeito, correr numa superfície assim pode causar sobrecarga nos ossos e músculos das pernas e era exatamente isso que estava acontecendo! Imediatamente fui para o meio da pista.

Infelizmente o alívio durou pouco, pois a esta altura, com o ritmo mais acelerado, com o impacto constante dos calcanhares no solo, comecei a sentir os calcanhares. Não era a tendinite. Era desgaste mesmo. Exatamente o mesmo desgaste que sinto quando faço o meu long run de 16k!

Mas dava para agüentar! Não era uma dor insuportável. Não ia passar a noite inteira sem dormir, sair da cama às 2 da madrugada e viajar 4 horas para desistir a 5k da chegada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário