quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Histórias da natação


O último domingo foi um dia especial para mim. Depois de 2 meses, parado por causa da tendinite, voltei a treinar. Talvez eu até pudesse treinar mesmo com a tendinite, porque o impacto na natação é quase nulo e não maltrata os músculos e tendões como acontece na corrida. Mas resolvi parar para acelerar a recuperação.

Fiz um tempo nos 1000 metros que até não achei ruim e fiquei bem menos cansado que imaginava.

Depois do treino, meu mentor da equipe master de natação do clube me encontrou pensativo e sentado no banco do vestiário. Contei em detalhes o que tinha acontecido e ele, brincando, disse apenas: “quem mandou?”.

Então ele contou sua história. Ouvir histórias é uma das coisas que mais me dão prazeres no mundo dos esportes. Ele disse que sofria de refluxo gástrico e um dia quase morreu por asfixia. Passou por uma série de exames e nada foi encontrado de errado. Alguns meses depois, ele teve que se operar da próstata. Depois da recuperação, o médico lhe disse: “o que tu tens é stress!” Ele argumentou que caminhava três vezes por semana. “Não é o suficiente!”, o médico respondeu.

Desde então ele virou nadador master além de ser faixa preta em judô. Em comum, ele também tem tendinite nos ombros, o que limita seu treino na natação. Sobre a tendinite…sua esposa diz: “quem mandou virar atleta depois de velho”?

Esporte talvez não seja o remédio para todos os males, até porque ele pode trazer alguns problemas de saúde, mas ainda assim, é melhor do que ser da equipe dos sedentários, porque os problemas de saúde destes são bem piores do que aqueles que praticam esporte :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário