quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Primeira competição


Outro motivo pelo qual iniciei este blog, foi pelo fato de começar a escrever compulsivamente sobre os esporte que pratico no meu blog pessoal. Mas blog pessoal foi criado para escrever mais sobre minha vida no trabalho, com ênfase no direito, que é a minha área de atuação na administração pública. O problema é que comecei a postar demais sobre esportes. Assim, preferi criar mais um blog sobre meus esportes favoritos e as competições que participo. Este foi o meu primeiro post sobre esportes. Iniciei a fazer esportes em alto estilo, pois participei de uma competição de triathlon:

“Passei um bom tempo sem postar. Na minha vida não tinha acontecido nada de interessante nos últimos tempos. Com as férias adiadas para fevereiro, eu estava na interminável rotina do trabalho, estudo, academia/natação, dormir, trabalho…e assim por diante.

Eu já sabia que a Federação Gaúcha de Triathlon iria promover uma etapa do Campeonato Gaúcho aqui na Praia do Laranjal, em Pelotas, porque esta prova já havia sido disputada aqui em 2007.

Triathlon é um esporte apaixonante, mas confesso que também me intimida. Estou evoluindo bastante na corrida, mas sou sofrível na natação e acho ciclismo um esporte perigoso, considerando o número de ciclistas acidentados que viram nota nos jornais.

Por outro lado, faço atividade física há quase oito anos ininterruptamente, quase todos os dias, quase sempre em dois turnos. Por que não competir em alguma coisa algum dia?

A prova seria disputada em 27 de janeiro, no mês de novembro a competição foi confirmada e abriram-se as inscrições.

Acontece que eu tenho uma noção muito tosca de natação e também não tinha bicicleta.

Embora ainda não tivesse decidido se iria concorrer no triathlon, no início de dezembro decidi me matricular nas aulas de natação do Clube Brilhante.

No início fui um desastre, embora conseguisse flutuar e “nadar” até um certo ponto, minha respiração era ruim, me cansava com facilidade e quase desisti.

Mas para minha surpresa, obtive progressos em três semanas de aula, praticando duas vezes por semana. Consegui manter um ritmo razoável para um iniciante da combinação braçada, pernada e respiração. Óbvio que se eu conseguiria completar o circuito da natação no triathlon seria outra história…

Depois das festas de fim de ano, com o 13º salário ainda no bolso, dei outro passo: comprei a bike (Caloi 10) com todo o equipamento obrigatório para a prova. Minha surpresa foi o fato de ainda existir a velha Caloi 10! Isso era do meu tempo de criança! Mas elas estão ainda no mercado, redesenhadas, são a opção mais viável economicamente para o ciclismo de competição.

Óbvio que sei andar de bicicleta, mas sei que entrar numa competição é muito diferente. Infelizmente, antes da competição, só tive tempo de pedalar com a bike uma vez na ciclofaixa da Praia do Laranjal durante uma hora. Em compensação, treino RPM (bicicleta fixa) na Academia Movimentotrês vezes por semana, há vários anos.

Apesar das dúvidas se eu iria completar a prova de natação, resolvi me inscrever. Por causa da natação me inscrevi na categoria de iniciante: 300m de natação, 10 km de ciclismo e 2,5 de corrida. Não sabia se iria nadar os 300m, que é muito mais difícil do que se imagina, principalmente para um iniciante! Afinal, também não sou atleta profissional, tampouco de elite…

Seguirá no próximo post…”


Nenhum comentário:

Postar um comentário