sábado, 27 de setembro de 2008

Longão feliz

O longão de hoje estava originalmente programado correr pela manhã e ir no treino da natação do clube à tarde, como sempre se faz.
Mas o coordenador da equipe do clube mudou o horário e o treino foi pela manhã. Por sinal, fez uma manhã muito bonita.
A lição que aprendi neste treino é que para treinar durante o dia, o óculos da natação obrigatoriamente deve ter as lentes escuras. É impossível treinar com toda aquela claridade com um óculos de natação cujas lentes não sejam escuras. Sorte que o óculos Adidas que comprei é escuro e não tive problemas com a luminosidade.
Falando no óculos novo, notei apenas que vazou um pouco de água na hora que fiz uma virada. Reconheço que a hora da virada é uma hora complicada para o óculos manter-se seco por dentro, pois há um grande deslocamento de água em volta da cabeça. De qualquer jeito, vou prestar atenção daqui para frente. Pelo andar da carruagem, talvez eu volte a usar óculos Speedo.
À tarde foi a hora do longão. Acho que vem do inglês, long run.
Infelizmente, como acontece normalmente nesta época, o tempo ficou feio. Enormes nuvens negras trazidas pelo vento gelado cobriam o céu. Nuvens que vinham do nada e que não iam a lugar algum. Só serviam para tornar mais uma tarde de setembro tenebrosa. Parecia que ia chover, cair um vendaval, nevar, sabe-se lá. Mas por sorte não choveu.
O local do treino, a uma semana das eleições, na Av. Dom Joaquim, virou um desfile de excentricidades. Na pista de corrida tinha bicicletas, carroça (nunca tinha visto) e até mesmo cavalarianos, provavelmente de ressaca de 20 de setembro.
Para piorar, como é época de eleições, havia bandeiraços e carreatas que disputavam o voto dos mauricinhos, patricinhas, moçoilas e moçoilos pelotenses. Imagina se o eleitorado da Dom Joaquim é capaz de eleger alguém!
Logo no início da corrida imaginava que não conseguir correr nem meia hora! O treino da natação, que me deixou cansado, estava cobrando seu preço. Sentia as pernas pesadas. Mas prossegui, ignorava o vento gelado, o dia nublado, me concentrava nas músicas do mp3. Uma delas, composta originalmente por Seal, cantava que ninguém consegue sobreviver se não for um pouco...crazy!
Após meia hora de corrida estava me sentindo bem, o dia estava ficando escuro e mais frio, e eu continuava, feliz por não estar com dor, as pernas respondiam ao que eu mandava.
No total, corri 16 km, em 1h e 32 minutos.
Não é tempo de atleta recordista, profissional, ou de elite, mas fiquei feliz porque desde o verão não conseguia correr tanto.
É tempo que me aproxima de terminar a Meia-Maratona do Servidor Público com muita tranqüilidade e segurança! :-)

Um comentário:

  1. Rodrigo, tudo bom ?

    Que domingo movimentando heim ??

    Parabéns pelos ótimos treinos e persistencia, mesmo sentindo o treino da manha, fizeste um bom tempo nos 16k.

    Um grande abraço, obrigado pelas visitas e bons treino.

    ResponderExcluir